Saúde é um tema vasto e com muitas nuances, abordagens e possibilidades.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é “O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Uma definição avançada para a época (1948), que retira do paradigma biológico a exclusividade de sozinho responder por esse tema e por envolver os aspectos sociais e psicológicos. Alguns estudos hoje consideram esse conceito irreal, unilateral e idealizado. Segre & Ferraz questionam se saúde não seria “um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade?” Em outras palavras, seria o ponto ótimo e funcional que cada um encontra para dar conta de sua vida em qualquer idade.
Neste espaço não pretendemos abarcar todas as visões, problemáticas e definições sobre o assunto, o que não seria viável, nem prático. Nossa proposta é compartilhar as mais diversas sugestões que possam nos enriquecer no dia a dia e nos fazer mais saudáveis em nossas relações conosco, com o outro, com a comunidade e com o transcendente.
Acreditamos que o compartilhamento de afetos e projetos, vínculos que gerem emoções saudáveis, bom humor, a arte (música, teatro, cinemas, dança, artesanato etc.), a fé e uma alimentação saudável – balanceada e aquedada às necessidades de cada um – têm o poder de tocar nosso corpo e alma e ser uma base sólida para uma vida rica de significados e sentidos.
Vamos compartilhar nesse espaço textos, cartilhas, sites e outras informações que conversem com essa proposta e não iremos segmentar por tipo (saúde mental, física, espiritual, etc), pois acreditamos que um segmento sempre impacta no(s) outro(s).